PONTOS DE VISTA 1
Apesar da polêmica envolvendo a divulgação de dados que superestimaram – e muito – a popularidade do presidente Michel Temer, a pesquisa Datafolha traz alguns números interessantes.De março a julho, o percentual dos entrevistados que afirmaram apoiar o impeachment de Dilma Rousseff caiu de 68% para 58%. A proporção dos que se dizem contra o impeachment subiu de 27% para 35%.
PONTOS DE VISTA 2
Por outro lado, aumentou substancialmente o percentual dos que acham que Dilma será definitivamente afastada: de 46%, em março, para 71%, em julho.Os que acreditam que ela não será afastada eram 47% e passaram a 22%.
DE OLHO NO FUTURO
Está programado para o segundo semestre de 2017 o lançamento da terceira edição do Almanaque Brasil Socioambiental.Será um livro de 640 páginas, produzido pelo Instituto Socioambiental, sobre alternativas que conjuguem desenvolvimento e valorização de áreas como meio ambiente, questão indígena, energia e patrimônio cultural.É possível apoiar o projeto por meio da compra antecipada do livro ou por renúncia fiscal.
RECOMENDAÇÕES
A Índia tem a maior população de pobres do mundo, mas também tem a maior quantidade de pessoas que escaparam da pobreza. Eis algumas recomendações do Banco Mundial para a redução sustentável da miséria naquele país:1) Acelerar a redução da pobreza na zona rural; 2) Criar mais e melhores empregos; 3) Focar nas mulheres e em tribos desprivilegiadas; 4) Criar mais regiões prósperas no país; 5) Traduzir o crescimento econômico em desenvolvimento humano para os pobres.
GANGORRA
A pesquisa da CNN que mostra Donald Trump à frente de Hillary Clinton na intenção de voto dos americanos (em outra pesquisa, estão empatados) parece ter coroado o lema não declarado do candidato republicano: não existe propaganda ruim, existe apenas propaganda.Pela truculência de suas posições ou pelas polêmicas (como o discurso de Melania Trump plagiado de um pronunciamento de Michelle Obama), fala-se muito mais em Trump do que em Hillary. Para ganhar, a democrata precisará sair da sombra de seu oponente.
GRATIDÃO
Um fã de nove anos de Alan Moore ganhou um presente e tanto. Joshua terá uma citação sua na contracapa do novo romance do escritor britânico, Jerusalem, que será lançado em setembro e já tem direitos vendidos para o Brasil.Em uma carta endereçada ao autor, Joshua atestou que ele é "o melhor autor na história da humanidade". Moore, conhecido pelos personagens de Watchmen, respondeu com um gracejo: "Tomem isso, Shakespeare, Joyce e Cervantes!".