Sushi com gin tônica
Na última semana, fui finalmente conhecer a operação do Sushito, umas da teles de comida japonesa que me agrada muito aqui em Porto Alegre. A chegada já me deixou tranquila: há todo um serviço prévio de reservas, as mesas estão afastadas e a higienização é cuidadosa.
As peças são preparadas com muito cuidado, e a qualidade do peixe é ótima. Fui durante os dias mais quentes que passamos aqui na Capital e o jantar foi um oásis — temperatura e pratos frescos, com muito sabor.
A dica é começar com a saladinha sunomono (pedimos duas, de tão gostosa que estava), e aí partir ou para os combinados de sushi ou para os pratos quentes. Prove o Gunkan Impera (selado, cream cheese, camarão empanado, geleia de pimenta e cebolete).
O Sushito tem uma carta de vinhos e espumantes ótima, mas me encantei mesmo com o cardápio de drinques, especialmente os gin tônicas, minha paixão. Na dúvida, comece pelo clássico e siga com alguma versão autoral. Amei o Thompson, com uva Thompson, xarope de açúcar e suco de limão. Também é possível pedir drinques sem álcool ou com outras bebidas.
Se você ainda não se sente confortável para ir a restaurantes, a tele do Sushito é um primor e chega perfeita em casa. O Sushito fica na Rua Vasco da Gama, 837. Funciona de segunda a sábado, das 19h à meia-noite. Reservas pelo WhatsApp (51) 99161-4137. O cardápio com os valores pode ser conferido neste site.
Lasanha em casa
Uma das minhas comidas preferidas para ter congelada é a lasanha. Serve como comidinha preparada com pouco tempo e também como prato principal em uma refeição mais elaborada. E a dica de hoje são os sabores do Empório da Lasanha.
O casal Lucas Affonso e Pâmela Chaviel criou o cardápio durante a pandemia, quando os outros negócios que tinham simplesmente pararam. A escolha de produzir lasanhas com gostinho caseiro também era uma nostalgia: tinha lembrança do sabor e dos aromas dos preparos gastronômicos na casa de infância da Pâmela, no interior do Estado.
Prove a bolonhesa tradicional ou a de carne de panela com molho madeira. Mas são várias opções: brócolis com bacon, frango com requeijão, filé com gorgonzola e até lasanha doce, no estilo Romeu e Julieta.
Encomendas de segunda a sábado, das 9h às 21h, pelo WhatsApp (51) 99314-0264 ou pelo site.
Chá gelado
A Brazô, startup gaúcha de alimentos e bebidas naturais, lançou o Chá Brazô, uma linha de chás sem açúcar, com baixas calorias e livre de aditivos artificiais.
São três sabores prontos para beber gelados e levemente gaseificados: chá mate com limão, de hibisco com pêssego e verde com tangerina. Sugiro conhecer também a linha de snacks proteicos, perfeitos para levar na bolsa. Meus preferidos são o de beterraba picante e o de banana e canela.
Além de casas especializadas, os produtos são vendidos pelo site. Mais informações no perfil do Instagram.
Vindima nos Altos Montes
Uma das épocas mais bacanas da serra gaúcha já começou: a colheita das uvas, que acontece entre os meses de janeiro e fevereiro e se tornou também atração turística.
A região dos Altos Montes, que reúne Flores da Cunha e Nova Pádua, é um desses destinos. Das 12 vinícolas que compõem a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), quatro terão programação especial para a vindima 2022. A Panizzon oferece a degustação simultânea de uvas e vinhos, a Boscato Vinhos Finos e a Cave de Angelina terão a opção de visitação nos vinhedos.
Já a Luiz Argenta, conhecida pelas paisagens naturais e a alta gastronomia do Restaurante Clô, preparou a Colheita Experience. Informações, valores e contato para agendamento prévio você encontra no site.