Em comum, o fato de eles se localizarem numa mesma avenida da maior cidade do Brasil. Dos seis museus e centros culturais desta lista, dois foram inaugurados neste ano: o Instituto Moreira Salles (IMS), em setembro, e a Japan House, em maio. A relação foi enviada tempos atrás pela assessoria de um hotel das redondezas, o Quality Suites Oscar Freire (SP). Confira:
- Casa das Rosas - O centro cultural é obra do mesmo arquiteto do Teatro Municipal e promove uma diversidade de manifestações artísticas como saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro e exposições. Número 37.
- Japan House - Espaço idealizado e construído pela comunidade japonesa para apresentar o país nipônico através da sua arte, gastronomia e tecnologia. O café e o restaurante também oferecem pratos típicos, além de bebidas, como o saquê. Número 52.
- Itaú Cultural - Voltado para pesquisa e produção de conteúdo, além de ter espaço para exposições e eventos gratuitos de música, teatro, literatura, artes visuais, dança, tecnologia. A Coleção Braziliana tem obras e objetos do Brasil do descobrimento à redemocratização. Número 149.
- Centro Cultural Fiesp - Tem teatro e galeria de arte, além de agenda cultural de shows, teatro, palestras e exposições. O prédio, em formato de pirâmide, é um dos símbolos da Paulista. Número 1.313.
- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) - Acervo com nomes como Monet, Renoir, Cézanne, Picasso, Van Gogh, Candido Portinari, Di Cavalcanti e Anita Malfatti. Gratuito às terças. Número 1.578.
- Instituto Moreira Salles (IMS) - Tem programação de filmes, palestras, debates, cursos, eventos musicais e exposições, especialmente de fotos. Há ainda uma biblioteca dedicada à fotografia. Número 2.424.