O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Precisando ganhar terreno, a campanha de Maria do Rosário lançou mão de nova estratégia para tentar desgastar Sebastião Melo.
A partir desta segunda-feira (14), vai ao ar uma inserção na TV batizada de “suco de Melo”. Na peça, um ator oferece a bebida a uma atriz e lista os “ingredientes”, dentre os quais aparecem as suspeitas de corrupção na prefeitura e o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No rádio, já estão rodando comerciais que têm por base a melodia de uma cantiga infantil com a letra adaptada para fustigar o prefeito.
O PT ainda reforçou a equipe de roteiristas com oito profissionais que atuaram em campanhas de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).
Vereadores aos 18
Nascido em julho de 2006, Alexandre Júnior da Mota (PL), de Vale do Sol, será o vereador mais jovem do Rio Grande do Sul em 2025.
Outro eleito no ano da maioridade foi Gustavo da Silva (PDT), de Almirante Tamandaré do Sul, que nasceu em fevereiro de 2006.
Na outra ponta da pirâmide etária, o vereador mais velho do RS será João Cassol (PP), 87 anos, de São Vicente do Sul.
Agregando apoios
Classificado para disputar o segundo turno em Santa Maria contra Valdeci Oliveira (PT), Rodrigo Decimo (PSDB) recebeu o apoio de Giuseppe Riesgo (Novo), que ficou em quarto lugar. Também aderiram a Décimo o MDB, que havia indicado a vice de Riesgo, e o PRD.
Até agora, Valdeci só recebeu o suporte do PSOL, cujo candidato fez menos de 1%. O PDT, que também teve candidato próprio, ficará neutro.
Olho na próxima
Passado o segundo turno das eleições municipais, o presidente do PL, Giovani Cherini, vai provocar reuniões com partidos de direita para projetar a eleição de 2026. Na lista, estão PP, Republicanos e Novo. O objetivo é formar uma ampla aliança para o pleito estadual.
Falando sozinho
Em Canoas, Airton Souza (PL) deverá se ausentar dos debates contra Jairo Jorge (PSD) no segundo turno.