O jornalista Henrique Ternus colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Acompanhada do ex-governador Olívio Dutra, 83 anos, um dos líderes mais populares do PT, Maria do Rosário percorreu ruas da Vila dos Papeleiros e do bairro Mario Quintana nesta quinta-feira (5). Nos atos, a candidata a prefeita reforçou propostas para a reconstrução da Capital e para acabar com o déficit de vagas nas creches de Porto Alegre.
Na Vila dos Papeleiros, localizada em área intensamente afetada pela enchente no 4º Distrito, Rosário e Olívio elogiaram o trabalho dos recicladores. A dupla petista enfatizou a importância da reciclagem para a recuperação e a conservação da cidade.
Além disso, a candidata conversou sobre a Educação Infantil com os moradores, prometendo convocar as famílias para um recadastramento da fila por vagas nas creches.
— Vamos chamar todas as famílias que precisam de vaga nas creches para refazerem as suas inscrições, porque estão dizendo hoje que são 3 mil crianças, mas eu estou achando, pelo que tenho visto, que são mais. Então nós vamos precisar fazer o levantamento, e isso a gente vai fazer olho no olho — afirmou.
A fila para matrículas na Educação Infantil é unanimidade entre os candidatos, que têm promessas nos seus planos de governo para solucionar a situação.
Conforme a prefeitura, em levantamento de abril de 2024, o déficit é de 3.555 vagas. A rede começou o ano com defasagem de 7.540 vagas em creches e pré-escolas.
Outro lado da moeda
Candidato à reeleição em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) é alvo da mesma estratégia que usou contra Nelson Marchezan (PSDB) em 2020. Na época, uma de suas propagandas elencava problemas da gestão do tucano e encerrava com a recomendação: “mude de prefeito”.
Agora, o prefeito está do outro lado do balcão: a campanha de Maria do Rosário elaborou inserções críticas ao governo atual, que terminam com o mesmo jargão usado por Melo quatro anos atrás.
Veto incômodo
O veto do presidente Lula ao projeto que isentava o IPI de móveis e eletrodomésticos para quem foi atingido por desastres climáticos exigirá um ajuste no discurso de campanha de Maria do Rosário.
A aprovação do projeto, apresentado em conjunto com Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi a principal ação da deputada relacionada à enchente.
Privatização petista
Candidato a prefeito de Santa Cruz do Sul pelo PT, João Pedro Schmidt está defendendo a privatização. No caso, o alvo é o autódromo municipal, que é deficitário. O plano é usar o dinheiro obtido para ajudar a bancar a tarifa zero nos ônibus.
Schmidt diz que, como não se trata de serviço essencial, o autódromo pode ser gerido pela iniciativa privada.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Rosane de Oliveira? Clique aqui e se inscreva na newsletter.