O jornalista Bruno Pancot colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O governador Eduardo Leite sancionou nesta segunda-feira (18) a lei que prevê a implantação de rampas de escape em rodovias estaduais. O objetivo das estruturas é evitar acidentes com mortes em trechos de forte inclinação, principalmente na Serra e em declives próximos a rios.
As rampas de escape são uma espécie de saída de emergência da rodovia quando o veículo perde o freio, o que costuma ocorrer com caminhões de transporte de carga. Ao perceber que está em alta velocidade e não tem condições de manter o controle, o motorista pode se lançar para a rampa, onde o caminhão irá atolar e parar.
Autor do projeto, o deputado Guilherme Pasin (PP) comemora a sanção e já aguarda pela regulamentação da lei, que definirá o tipo de material usado nas rampas (areia, argila ou brita, por exemplo).
A motivação para a proposta partiu do alto número de mortes registradas na RS-431, na descida do distrito de Faria Lemos em direção à Linha Alcântara, em Bento Gonçalves. Pasin conta que, ainda prefeito, buscou autorização do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a construção de uma rampa de escape, mas não obteve a autorização porque a estrutura não estava prevista em lei.
A lei prevê que o Estado pode construir as rampas de escape com recursos próprios, por convênios com municípios ou concessão. Uma emenda apresentada pelo líder do governo, Frederico Antunes (PP), condicionou a construção à "viabilidade técnica e financeira".
— Precisamos reduzir ou acabar com as mortes consideradas evitáveis no trânsito — afirma Pasin.
Outros Estados como Paraná e Santa Catarina já adotam as rampas de escape.