Escalado pelo governador Eduardo Leite para ser uma espécie de gerente da crise no Vale do Taquari, o vice-governador Gabriel Souza tem a retomada das aulas entre as suas prioridades, naturalmente respeitando a situação dos alunos e professores. Nesta quarta-feira (13), Gabriel visitou a Escola Estadual de Ensino Médio General Souza Doca, em Muçum, acompanhado do prefeito Mateus Giovanoni Trojan, da secretária de Obras, Izabel Matte, e da secretária interina da Educação, Stefanie Eskereski. No caminho da escola, Gabriel se deparou com destroços de prédios vizinhos que atestam a extensão do desastre.
A escola havia sido atingida por uma chuva de granizo no temporal anterior e agora foi afetada pela enchente. O prédio, que estava tomado de lama, está sendo limpo e na quinta-feira (14) começa o trabalho de troca do telhado e recuperação da rede elétrica, com doações de empresas privadas. A expectativa é de concluir o trabalho na próxima semana.
— A retomada das aulas será feita de maneira gradativa e segura, sabendo que professores, pais e alunos ainda estão muito abalados — disse Gabriel na visita.
O vice-governador determinou a volta imediata às aulas, onde houver possibilidade. Escolas afetadas pela enchente já foram reabertas em Colinas e Estrela e outras devem recomeçar as aulas na quinta-feira. Em Roca Sales, onde a principal escola foi destruída, o governo procura uma área para a instalação provisória, enquanto se define um local seguro para a construção do novo prédio.
Ainda não está concluído o levantamento de todos os problemas causados pela enchente na rede estadual de ensino, mas é certo que em alguns casos será preciso recomeçar do zero. Por isso, a necessidade de instalações provisórias, para que as crianças não percam mais aulas neste mês de setembro.