O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) disse à coluna nesta quarta-feira (16) que a ideia da formação de uma federação partidária entre MDB, PSDB e União Brasil (UB) está “muito adiantada”. Temer relatou que não está participando das negociações, mas que toma conhecimento do andamento do assunto em conversas com os presidentes dos partidos.
— O presidente Baleia (Rossi, do MDB) está sempre comigo, o presidente Bruno Araújo (PSDB) fala comigo, e muitas vezes o Bivar (UB). Eles conversam muito comigo e eu fico sabendo das coisas. Essa ideia da federação está muito adiantada, é muito provável que venha a acontecer — contou o ex-presidente.
Temer concedeu entrevista à coluna um dia antes de participar de um evento promovido pela divisão jovem da Federasul. O tema da reunião online é “Michel Temer, o Estadista do Brasil”.
De acordo com o ex-presidente, faltam apenas acertos nos Estados para concretizar a unidade entre os partidos.
Aprovadas pelo Congresso no ano passado, as federações podem ser formadas por dois ou mais partidos, e exigem que os integrantes mantenham atuação conjunta em torno de um programa, como se fossem uma só sigla, por no mínimo quatro anos.
Ao contrário das coligações, que têm alcance local e são desfeitas após as eleições, as federações têm abrangência nacional. Por exemplo: se dois partidos se unirem em uma federação, apenas um deles poderá ter candidato a presidente.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.