![Mateus Raugust / PMPA Mateus Raugust / PMPA](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/8/3/7/4/5/0/1_5eab0efd7396507/1054738_b0208633a57c726.jpeg?w=700)
Prefeitos de municípios da Região Metropolitana continuam pressionando o governo do Estado para alterar os critérios do programa Assistir, iniciativa lançada em agosto que altera o repasse de incentivos financeiros aos hospitais. Pelas novas regras, que consideram a produtividade e a complexidade do atendimento, os hospitais da Grande Porto Alegre devem perder R$ 200 milhões por ano, que serão redistribuídos aos do interior do Estado.
Nesta quinta-feira (9), os prefeitos discutiram a necessidade de intensificar a interlocução com o Piratini durante a assembleia da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal), na Casa de Esteio, na Expointer. Quando o encontro se encaminhava para o final, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, avistou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, caminhando pelo parque Assis Brasil.
Surpreendida enquanto lavava as mãos, Arita foi imediatamente abordada para conversar com os prefeitos e ingressou brevemente na reunião a convite do prefeito da Capital, Sebastião Melo, que preside a Granpal.
— Vamos dialogar, avaliar e verificar o que pode ser feito — disse Arita aos prefeitos.
Para a próxima semana, está prevista uma reunião da Granpal com a secretária sobre o programa Assistir.
Em 30 de agosto, o governador Eduardo Leite decidiu adiar o início do programa para janeiro, mas os gestores municipais não ficaram satisfeitos porque não houve mudanças nos critérios da distribuição.
Enquanto os prefeitos da Região Metropolitana reclamam, no Interior o sentimento geral é de satisfação com o programa Assistir, já que boa parte dos hospitais passará a receber mais verbas do governo estadual.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.