No balanço de sua gestão na presidência da Assembleia Legislativa, que termina na próxima semana, o deputado Ernani Polo (PP) destacou a reinvenção da atividade legislativa no ano da pandemia. Graças à digitalização, que precisou ser acelerada, a produtividade até aumentou. As sessões virtuais evoluíram para um modelo híbrido, que deverá ser mantido no futuro.
— O trabalho mudou de forma, mas ele não parou — disse Polo.
Em 2020, a Assembleia economizou quase R$ 190 milhões com a racionalização dos gastos e a redução ou suspensão por algum tempo de ações de rotina por causa da pandemia. Foram devolvidos ao governo do Estado R$ 46 milhões do orçamento do Legislativo para serem investidos no enfrentamento à pandemia, no acesso à internet de alunos da rede pública estadual e da Uergs e para o combate à estiagem.
Reuniões que antes demandavam gastos de tempo e dinheiro com viagens foram substituídas por videoconferências, abrindo a possibilidade de mais pessoas participarem. Polo se ressente da falta do contato presencial com os eleitores, mas acredita que, mesmo quando a pandemia passar, será possível substituir parte das atividades presenciais por encontros virtuais.
A própria apresentação do balanço foi feita em modelo híbrido, com Polo e alguns deputados no vestíbulo nobre da Assembleia e jornalistas assistindo em modo remoto, de diferentes cidades do Estado. O relatório de 80 páginas destaca as atividades relacionadas aos focos de sua gestão: a competitividade do Estado e a campanha Escolha de Valor, de valorização dos produtos gaúchos.
Polo disse que o diálogo foi a marca de sua gestão. Citou a interlocução com os outros poderes e com diferentes setores da sociedade, em atividades como o Fórum de Combate ao Colapso Econômico e Social e o Seminário da Competitividade. Destacou a continuidade de projetos iniciados na gestão de Luís Augusto Lara (PTB), como o Cresce RS, de monitoramento de projetos prioritários, e Valores que Ficam, de doação de parte do ICMS para os fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.