
Vereador pelo DEM e um político sem medo de sustentar suas convicções ideológicas, o vice-prefeito eleito ao lado de Sebastião Melo (MDB), Ricardo Gomes, não tem perfil para ser um “vice decorativo”, expressão popularizada por Michel Temer na carta em que rompeu com sua companheira de chapa no final e 2015.
Defensor do liberalismo econômico, das privatizações e da redução de impostos, Gomes será cobrado por simpatizantes por qualquer ação do governo que contrarie o ideário liberal. Secretário de Nelson Marchezan, não pensou duas vezes para deixar o governo e voltar para a Câmara quando o prefeito propôs o reajuste na planta do IPTU.
Se não poderá simplesmente sair do governo como fez com o Marchezan, por ter sido eleito, terá voz própria e pode contrariar publicamente Melo em alguma medida que lhe desagrade.
Além de Gomes, que conduzirá a área econômica do futuro governo, líderes de partidos da coligação e dos aliados do segundo turno são potenciais candidatos ao secretariado. Alguns deles:
- Cezar Schirmer (MDB) - homem forte da campanha de Melo, já foi prefeito de Santa Maria, deputado federal e estadual e secretário da Segurança. Tem ótimas relações com empresários e é um político experiente e com poder de articulação.
- Mário Ikeda (PRTB)- primeiro suplente de vereador, amigo do vice-presidente Hamilton Mourão e ex-comandante da Brigada Militar.
- André Machado (PP) - primeiro suplente de vereador pelo PP, tem excelente relação com Sebastião Melo.
- Germano Bremm - atual secretário do Meio Ambiente, tem visões que agradam empresários e pode seguir no futuro governo.
- Filipe Tisbierek (PTB) - vereador suplente, é uma das principais apostas do PTB em Porto Alegre. Próximo ao vereador Cassio Trogildo.
- Comandante Nádia (DEM) - Única vereadora eleita pelo DEM, foi secretária no governo Marchezan. Se for para o governo, abre espaço para o retorno de Reginaldo Pujol à Câmara.
- Gustavo Paim (PP) - vice-prefeito que rompeu com Marchezan, foi derrotado no primeiro turno e aderiu automaticamente à campanha de Melo, inclusive nas ruas
- José Fortunati (PTB) - prefeito que teve Melo como vice, renunciou às vésperas do primeiro turno, ainda demonstrando competitividade e força política.
- Rodrigo Karan (Cidadania) - presidente do partido em Porto Alegre, cuja sigla foi uma das primeiras a fechar com Melo.
- Luiz Fernando Záchia (MDB) - ex-secretário do Meio Ambiente e deputado federal e estadual, sobreviveu ao martírio de ser preso e investigado mas ver o processo ser arquivado. Negociador hábil e muito respeitado no MDB.
- Isara Marques - coordenadora da equipe de comunicação da campanha, a jornalista costuma atuar em governos do MDB.
- Cláudia Araújo (PSD) - vereadora reeleita pelo PSD, tem bom poder de articulação.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.