A Justiça Eleitoral determinou a retirada de 529.075 compartilhamentos de notícias falsas publicadas nas redes sociais que envolvem a candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila (PCdoB). A decisão do juiz Leandro Figueira Martin, da 161ª Zona Eleitoral, publicada na manhã desta segunda-feira, deu às plataformas Facebook, Twitter, Instagram e YouTube prazo de 24 horas para retirar as postagens do ar.
Os compartilhamentos no Facebook correspondem a 50 links de postagens na plataforma, realizadas de 2018 para cá. Também foi determinada a derrubada de publicações no Instagram, Twitter e Youtube, no total de 89 links questionados na Justiça.
A coordenadora de redes da candidata, Marina Lopes, diz que a batalha contra as fake news é uma constante. Com a proximidade das eleições desse ano, o volume de notícias falsas aumentou consideravelmente.
— Lutamos por eleições limpas, livres de mentiras e das redes de ódio — disse Marina.
Manuela disse à coluna que está chocada com a baixaria e feliz com a decisão da Justiça. Entre as postagens que terão de ser retiradas do ar está uma em que ela, adolescente, aparece abraçada ao pai e que na postagem é apresentado como se fosse namorado dela.