Com as posses de Ernani Polo, hoje, às 9h30min, na presidência da Assembleia Legislativa e do desembargador Voltaire de Lima Moraes, às 14h, no comando do Tribunal de Justiça, os três poderes no Rio Grande do Sul estarão nas mãos de homens que têm em comum o apreço pelo diálogo.
Luis Augusto Lara, que deixa a presidência da Assembleia, também colaborou com o Piratini. Sob seu comando, a Assembleia aprovou o congelamento do orçamento, rechaçado pelo Judiciário e pelo Ministério Público.
Com o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini e Fabiano Dallazen no Ministério Público, Polo e Voltaire completarão um quarteto capaz de sentar à mesa para discutir os graves problemas do Rio Grande do Sul. Para além das disputas por verbas orçamentárias, o Estado precisa de convergência.
Também hoje, às 18h, toma posse outro adepto do diálogo, o presidente da Ajuris, Orlando Faccini Neto.
Boa notícia para o São Pedro
Sinônimo de tratamento psiquiátrico no Rio Grande do Sul, o Hospital São Pedro vai ganhar melhorias.
A secretária da Saúde, Arita Bergmann, acenou com a reforma de prédios, qualificação da hotelaria e contratação de psiquiatras, clínicos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Para que o São Pedro possa, cada vez mais, se firmar como centro de ensino, pesquisa e assistência aos doentes mentais, as mudanças serão feitas com base em consultoria do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.
Fogo brando
A postura de oposição adotada pelo deputado Thiago Duarte (DEM) na votação das reformas do governador Eduardo Leite o deixaram ainda mais isolado no partido.
A candidatura a prefeito de Porto Alegre, que já era difícil, ficou praticamente sepultada depois da convocação extraordinária.
Quem viver, verá.