A presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul (Apergs), Marcela Vargas, não disputa a reeleição, mas integra a chapa da situação, encabeçada por Carlos Henrique Kaiper. Em vídeo publicado nas redes sociais, a procuradora diz que só existe uma representação da situação.
O vídeo é uma referência à postura da chapa adversária, encabeçada por César Marsilac, que se define como "alternativa" e não usa a palavra "oposição". Marsilac disse à coluna que, se Marcela fosse candidata, seu grupo a apoiaria. .
Ao lado de Kaipper, Marcela ajudou a montar um time de procuradores que, segundo ela, reúne capacidade para transitar em todos os segmentos.
_ Alguns tentam partidarizar a disputa. Nosso objetivo é justamente o contrário, precisamos integrar e unir esforços _ diz.
Além de Kaiper, que comandou a PGE no governo Tarso Genro (PT), a chapa 1 conta com outros dois ex-procuradores-gerais: Helena Maria Silva Coelho (governo Germano Rigotto, do MDB) e Manoel André da Rocha (governo Pedro Simon, do MDB), e tem o apoio de nove ex-presidentes da entidade.
A eleição será no próximo dia 22.