Lançado candidato a presidente do MDB de Porto Alegre faltando apenas cinco dias para a eleição partidária, o vereador André Carús foi o escolhido, por consenso, para comandar a legenda entre 2019 e 2021, incluindo a disputa municipal do ano que vem.
Luiz Fernando Záchia, que seria o indicado para chefiar o MDB da Capital, teve de se retirar do pleito devido a conflito com a lei das estatais. Ele é diretor administrativo da Ceitec (empresa do governo federal), cargo que não poderia conciliar com o de dirigente partidário.
A ideia de Carús e de outros dirigentes do MDB é lançar concorrente próprio em 2020. Com o vereador na presidência do partido, a chapa liderada por Sebastião Melo à prefeitura ganha força para a eleição do ano que vem. Carus, que trabalhou com Melo de 2013 a 2016 no paço municipal, é o principal incentivador da candidatura.
No sábado, os diretórios do MDB de 480 cidades elegeram seus presidentes.
Como presidente do MDB de Porto Alegre, André Carús pretende se juntar à executiva estadual a fim de pressionar pela renovação nacional do MDB. O grupo, que já tem o apoio dos Estados de SC, PR, SP, MS e MT, deseja afastar do comando partidário candidatos ligados a Romero Jucá e Renan Calheiros.