Depois de três anos à frente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o gaúcho Claudio Lamachia deixará o posto nesta quinta-feira (31). Felipe Santa Cruz, ex-presidente da OAB do Rio, é candidato único à liderança da entidade e possivelmente o próximo eleito. A eleição ocorre a partir das 19h, em Brasília e a posse administrativa no dia 1º, às 10h.
Lamachia foi presidente da OAB durante período marcante para a política do país. Foi em seu primeiro ano de gestão que ocorreu o impeachment da presidente Dilma Rousseff além da posse de Michel Temer. À época, o advogado pediu, no Supremo Tribunal Federal (STF), o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara e, na própria Câmara, o impeachment de Dilma. Em 2017, protocolou o mesmo instrumento para afastar Temer do Palácio do Planalto.
Próximo presidente da OAB, Santa Cruz é filho de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, desaparecido político durante a ditadura militar no Brasil. Fernando desapareceu em um encontro que teria no Rio de Janeiro, em 1974, com um colega militante, Eduardo Collier Filho, da mesma organização. O caso foi investigado durante os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, em 2013.