Empossado pelo governador José Ivo Sartori como novo presidente do Instituto de Previdência do Estado, o procurador José Guilherme Kliemann assume o cargo nesta terça-feira (24), às 11h, no salão nobre do prédio do IPE.
Profundo conhecedor das questões previdenciárias, Kliemann não vai se envolver com o IPE Saúde, que terá direção e equipe independentes. A primeira providência do novo presidente será levantar todos os dados que envolvem as pensões pagas pelos três poderes e os números que envolvem planos de aposentadoria dos servidores.
– O IPE existe desde 1931 e, apesar de se chamar “instituto de previdência” nunca administrou a aposentadoria nem teve autonomia sobre as pensões – registra.
Planejamento é a palavra chave do novo gestor, para reduzir os riscos de colapso no futuro. Kliemann vai procurar o presidente da Assembleia, Marlon Santos, para sugerir que qualquer projeto envolvendo servidores públicos (reajustes, criação de cargos e reestruturação de planos de carreira, por exemplo) contenha não só o impacto financeiro imediato, mas a repercussão no sistema previdenciário, para que se saiba “quanto as futuras gerações terão de pagar”.