O PSOL oficializou no sábado a pré-candidatura de Roberto Robaina (de vermelho, na foto) ao governo do Estado. Realizado na Câmara de Porto Alegre, o ato prestou homenagem à vereadora Marielle Franco, que era filiada ao partido e foi assassinada a tiros no Rio de Janeiro, na quarta-feira.
Aos 50 anos, Robaina é vereador da Capital, tem formação em História, doutorado em Filosofia e já concorreu outras duas vezes ao cargo – em 2006 e em 2014. Agora, é a aposta da sigla para atrair votos da esquerda – que também terá nomes como Jairo Jorge (PDT) e Miguel Rossetto (PT) na disputa.
— Queremos mostrar que há alternativa. Vamos construir um programa de governo com os movimentos sociais, com o protagonismo das mulheres, dos negros e negras e da população LGBT — disse Robaina.
O lançamento foi prestigiado pelo deputado estadual Pedro Ruas, pela vereadora da Capital Fernanda Melchionna e pela ex-deputada Luciana Genro, que, como Ruas, disputará vaga na Assembleia Legislativa em outubro.
— É preciso mexer nas estruturas de poder, que estão apodrecidas e distanciadas das necessidades reais da população. O nome do Roberto Robaina representa essa disposição de ir à raiz dos problemas — afirmou Luciana.