A menos de um ano para a eleição de 2018, o PSDB estuda indicar o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite para a presidência estadual da legenda. O tucano será, possivelmente, candidato ao governo do Rio Grande do Sul.
— De fato, me coloquei à disposição. Estamos conversando sobre isso e, nesse domingo, vamos reunir deputados, o prefeito Nelson Marchezan e outros prefeitos para tratar sobre essa possibilidade — disse ele à coluna.
A ideia é buscar o consenso em torno de Leite, que mantém boas relações com integrantes de diversas alas do partido.
— Estamos conversando sobre o que é melhor para ele como candidato a governador e para o partido. Não há disputas internas, há debates sobre melhor estratégia — afirmou o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, atual presidente do PSDB.
Sobrecarregado com as funções de prefeito, Marchezan delegou, há pouco tempo, a interlocução política do partido com o Piratini ao ex-prefeito de Viamão Valdir Bonatto.
Caso seja o indicado para o comando da legenda, Leite avisa que não teria problemas em conciliar as duas agendas: de candidato e de presidente do PSDB.
De olho em alianças para 2018, a sigla já conversou com o PTB, PP e PSB. Por enquanto, são tratados como "encontros de aproximação".