O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, virá ao Estado em outubro, logo após as eleições, para uma troca de experiências na área. Ele foi convidado pelo amigo e conterrâneo, Cezar Schirmer, que assumiu a pasta no Rio Grande do Sul há menos de um mês.
– Nós combinamos que agora em outubro, na primeira semana, ele vem ao Rio Grande do Sul para um dia de trabalho, para trocar experiências em um dia, ele e equipe. É como uma consultoria gratuita – afirmou o ex-prefeito de Santa Maria. – O secretário tem uma longa experiência de 10 anos frente à secretaria. Ele tem muito a nos orientar – completou.
Leia mais:
VÍDEO: imagens mostram execução de jovem no aeroporto
Morte teria ligação com relacionamento reprovado por facções
"É uma provocação, uma audácia sem precedentes", diz Schirmer sobre assassinato no aeroporto
Schirmer está no Rio de Janeiro desde a noite de domingo. A incursão do secretário começou com uma visita na manhã de segunda-feira ao Cento Integrado, composto por guarda municipal, polícias miliar e civil e bombeiros.
– É bem interessante essa área de tecnologia para a segurança, planejamento, inteligência, tem muitas áreas muito interessantes que podemos implantar aqui – disse Schirmer, sem detalhar as ações.
Também em outubro, nos dias 6 e 7, o Rio Grande do Sul sediará o encontro do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Haverá uma reunião de gestores de todos os estados para um debate sobre o atual cenário do setor. Serão discutidos assuntos como a flexibilização das leis penais, o uso da tecnologia na Segurança Pública, a integração entre União, estados e municípios e o Estatuto do Desarmamento.
– Tem que ver outras experiências em outros estados, como Pernambuco, São Paulo, Paraná. Vamos atrás, pode se reduzir custos. Até descobrir como enfrentar o problema, se alguém já passou por isso, pode nos ajudar. Reduz tempo, reduz custo e age mais rápido – explica Schirmer.