A juíza da 1ª zona eleitoral, Mara Lúcia Coccaro Martins Facchini, deferiu pedido de Marcello Chiodo (PV) e concedeu liminar que possibilita a candidatura dele à prefeitura de Porto Alegre. No dia 5 de agosto, o Partido Verde havia anunciado desistência de candidatura própria nas eleições e anunciou a coligação com o PSDB de Nelson Marchezan na majoritária.
Chiodo disse que não participou das negociações com o PSDB e não sabia que a aliança estava sendo cogitada. Afirmou ainda que o PV contrariou decisão do diretório, que aclamou o nome dele em convenção partidária.
A direção estadual do Partido Verde disse que vai recorrer da decisão. À Justiça, apresentarão documento do comando nacional da Legenda apoiando a coligação com Marchezan. Segundo o presidente estadual, Marcio Souza, Chiodo não reúne condições para enfrentar o processo eleitoral de forma afirmativa.
Com a liminar, a eleição de outubro terá nove candidatos à prefeitura da Capital: Maurício Dziedricki (PTB), Raul Pont (PT), Luciana Genro (PSOL), Sebastião Melo (PMDB), Júlio Flores (PSTU), João Carlos Rodrigues (PMN), Fabio Ostermann (PSL), Marcello Chiodo (PV) e Nelson Marchezan (PSDB).