O espetáculo Autobiografia Autorizada, escrito e interpretado por Paulo Betti, chega a Porto Alegre nesta semana, em turnê do projeto Vivo EnCena. As apresentações rolam no Theatro São Pedro, no sábado, às 21h, e no domingo, às 18h.
Dirigida por Betti e por Rafael Ponzi, a peça marca a comemoração dos 40 anos de carreira do artista. A montagem foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro de melhor texto e rendeu ao ator uma indicação para o Prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo. No palco, Betti conta sua trajetória de superação, das origens humildes na roça, no interior de São Paulo – o artista é filho de mãe camponesa analfabeta e de pai esquizofrênico, mais novo de 15 irmãos –, até chegar à cidade e alcançar o sucesso.
Leia também
Otto Guerra é homenageado do 45º Festival de Cinema de Gramado
Quinta edição do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre começa no próximo dia 4
– Minha fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e ao mesmo tempo poético, talvez mereça ser compartilhada no intuito de provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento – justifica.
Betti está finalizando atualmente o filme A Fera na Selva, baseado em uma novela do escritor Henry James (1843 – 1916), com direção do próprio ator e de Eliane Giardini. O longa-metragem é uma adaptação para o cinema do espetáculo que Betti encenou com a atriz e ex-mulher em 1992 – e pelo qual recebeu o Prêmio Shell de melhor ator.