Uma série de atividades está programada para lembrar os 80 anos que MOACYR SCLIAR (1937 – 2011) completaria no dia 23 de março. O escritor e médico gaúcho será homenageado com eventos como lançamentos literários, encontros de autores, exibições de filmes e exposições, em cidades como Porto Alegre e São Paulo. A Contracapa adianta aqui algumas das atrações já confirmadas do projeto SCLIAR 80 ANOS:
Leia também
Brasileiro "Como Nossos Pais" tem première no Festival de Berlim
Livro de ficção escrito por Bob Dylan será reeditado no Brasil
Lais Ribeiro é a única brasileira na edição 2017 da Sports Illustrated
- 22 de março: homenagem do corpo clínico e acadêmico da UFRGS, às 11h.
- 23 de março: lançamento de A Nossa Frágil Condição Humana, livro de crônicas de Scliar publicado pela Companhia das Letras, às 19h30min, na Livraria Cultura. A abertura do evento será da jornalista Cláudia Laitano, com leitura de duas crônicas pela atriz Mirna Spritzer. Haverá ainda mesa-redonda sobre a temática judaica na literatura de Scliar.
- 30 de março: simpósio na USP, em São Paulo, em homenagem aos 80 anos de Scliar, coordenado pela professora Berta Waldman.
- 18 de abril: Eu Leio Scliar, atividade organizada pelo IEL em uma das salas do Multipalco do Theatro São Pedro, com vários escritores lendo trechos de seu livro preferido do autor. Atividade coordenada por Patrícia Langlois.
- 26 de maio: mesa-redonda com os escritores Ignácio de Loyola Brandão, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura e Antônio Torres, em local ainda a ser definido.
- Setembro: relançamento pela Companhia das Letras do livro Humor Judaico, em local ainda a ser definido. Na ocasião, haverá uma mesa-redonda sobre a importância do humor na literatura judaica, precedida de uma espécie de stand-up com apresentação de algumas das melhoras piadas judaicas.
- Final de outubro: apresentação do grupo teatral Mazel Tov, formado por Mirna Spritzer, Zé Victor Castiel e Sérgio Lulkin, com música klezmer de Claudio Levitan, em data ainda a ser definida, no Anfiteatro Hugo Gerdau da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Aproveitando a Semana do Médico nessa mesma época, uma exposição vai lembrar a obra médica Scliar, além de exibir material fotográfico e em filme sobre sua formação clínica na Santa Casa.
- Relançamento pela editora L&PM na Feira do Livro de Porto Alegre de dois volumes de crônicas de Scliar sobre a Capital: Histórias de Porto Alegre e Porto de Histórias: Mistérios e Crepúsculos de Porto Alegre.
- Final de novembro ou início de dezembro: encenação da peça A Mulher que Escreveu a Bíblia, baseada no livro homônimo de Scliar, com a atriz Inez Viana. O espetáculo foi encenado pela primeira vez há 10 anos.