WATSON é um cara inteligente – consegue responder perguntas sobre vários assuntos diferentes, já venceu dois campeões de Jeopardy! (um programa da televisão americana onde os participantes precisam criar perguntas para as respostas apresentadas durante o jogo) e recentemente montou o trailer de MORGAN, filme que deve estrear na próxima quinta-feira no Brasil, em parceria com o estúdio de cinema 20th Century Fox. Baita currículo. Só que Watson é um computador criado pela IBM.
Leia também
Wagner Moura: "Isso é golpe. E não posso compactuar"
Luiza Brunet: "Apanhar como apanhei, aos 54 anos, foi o pior"
Carol Trentini posa com o filho para a capa da Vogue
Morgan, aliás, tem uma trama tudo a ver: é sobre um grupo de cientistas que cria uma inteligência artificial que sai do controle. Foi aí que a Fox procurou a IBM para pedir que Watson criasse automaticamente um trailer para a produção. O supercomputador foi alimentado com cenas de 100 trailers de outros filmes de terror, analisando aspectos como áudio, vídeo e composição dos trechos, e em seguida recebeu na íntegra os 90 minutos do filme, escolhendo 10 cenas. Com seis minutos, o vídeo resultante foi editado e organizado (por um ser humano) para chegar ao trailer final – esse aí embaixo.
E olha que maluco: todo o processo demorou cerca de um dia, sendo que trailers normalmente levam bem mais tempo do que isso – semanas, geralmente – para ficarem prontos. Tri, né? Então assiste aí ao trabalho do Watson, explicado por John Smith, cientista da IBM: