A densa arborização de Porto Alegre não seria a mesma se José Lutzenberger, Augusto Carneiro, Caio Lustosa e Alfredo Gui Ferreira, entre outros ambientalistas, não tivessem criado em 1971 a ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE PROTEÇÃO AO AMBIENTE NATURAL (AGAPAN). Para comemorar os 45 anos da ONG – e também homenagear outras iniciativas em defesa do meio ambiente –, o MARGS vai inaugurar no mês que vem uma exposição temática reunindo nada menos do que cem artistas visuais e escritores.
Leia também
Festival Kino Beat traz 12 atrações de quatro países à Capital
Álbum de postais "As cores da saudade" será lançado na Feira do Livro de Caxias
Wannabe Jalva se apresenta em Porto Alegre nesta sexta
Com apoio do Instituto Estadual do Livro (IEL),a coletiva É VIDA! reunirá aquarelas, desenhos,pinturas, gravuras, fotografias, arte digital e textos poéticos – todos trabalhos que destacam a importância da natureza na saúde do planeta. A curadoria é do artista visual e gestor cultural André Venzon.
Entre as principais causas atualmente defendidas pela Agapan, estão a despoluição do Guaíba, o tombamento da Mata Atlântica no Estado e a proteção às árvores da Capital. Mais informações no site agapan.org.br. A mostra fica em cartaz no museu de 6 de outubro a 13 de novembro.