Foi apresentado nesta segunda-feira em Londres o CALENDÁRIO PIRELLI 2016, tradicional publicação anual patrocinada pela fabricante de pneus. A peça gráfica foi mostrada à imprensa, convidados e colecionadores no Roundhouse – antigo prédio industrial que, na década de 1960, foi um dos templos do rock na capital britânica.
A 43ª edição da célebre folhinha foi clicada por uma das mais célebres fotógrafas americanas: ANNIE LEIBOVITZ, que realizou o trabalho em julho, em seu estúdio de Nova York. Famoso pelas fotos de top models nuas, o calendário mudou o foco em 2016: Annie escolheu retratar 13 mulheres que se destacam por conta de suas conquistas profissionais, sociais, culturais, esportivas e artísticas.
– Quando a Pirelli me telefonou, disseram que queriam iniciar do passado. Sugeriram que fotografasse mulheres ilustres. Após termos concordado com isso, o objetivo era ser muito simples. Eu queria que as imagens mostrassem as mulheres exatamente como elas são, sem nenhuma pretensão – explicou a fotógrafa, que despiu as bailarinas da companhia do coreógrafo Mark Morris para a edição de 2000 do calendário.
Leia também
As 20 melhores músicas para acordar
Ciência, música, arte e uísque em vídeo
Os 100 melhores filmes brasileiros
O conjunto de retratos em preto e branco inclui personalidades como a artista, cantora e performer Yoko Ono, a tenista Serena Williams, a atriz e comediante stand up Amy Schumer, a artista visual iraniana Shirin Neshat, a cantora e compositora Patti Smith – uma das maiores estrelas do rock de todos os tempos), a atriz Yao Chen (primeira chinesa Embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU para Refugiados), a top model russa Natalia Vodianova (fundadora da instituição de caridade Naked Heart Russia) e a produtora Kathleen Kennedy (presidente da Lucasfilm e uma das figuras mais influentes de Hollywood). Confira mais fotos do Calendário Pirelli 2016 e um vídeo bem bacana com o making of do ensaio: