Dezenas de amigos, familiares e autoridades eclesiásticas estão chegando a Roma para a cerimônia de posse de dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, como cardial, neste sábado (7), no Vaticano. Um deles é o rabino Geurshon Kwasniewski, que por quase 28 anos atuou em Porto Alegre e atualmente está na comunidade da Sinagoga do Temple Beth El, na cidade de Riverside, nos Estados Unidos.
Em Roma, Gershon encontrou-se nesta quinta-feira (5) com dom Jaime, que está hospedado do Colégio Pio Brasileiro, espécie de "casa" dos bispos brasileiros na capital italiana.
O encontro, a pouco mais de 48 horas da cerimônia de "posse" de dom Jaime como cardeal, foi cercado de emoção. O rabino o presenteou com a Torá, o livro sagrado do judaísmo, em português e hebraico. Recebeu do arcebispo o convite para cerimônia no Vaticano.
— Queria ter esse momento de tranquilidade, fora do protocolo, informal, entre amigos — contou Gershon à coluna.
O rabino lembra que esteve na posse de dom Jaime como arcebispo, em novembro de 2013.
— Agora é uma honra para este rabino estar em sua posse como cardeal no Vaticano. É uma amizade de mais de uma década, construída com base no diálogo inter-religioso, que acabou transcendendo para uma amizade entre duas pessoas que têm um afeto enorme — acrescentou.
Segundo Guershon, dom Jaime lhe disse que "ainda não caiu a ficha".