O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Dois representantes do Rio Grande do Sul que atuaram nas catástrofes climáticas do Estado em setembro de 2023 e em maio de 2024 irão participar neste sábado (24) e domingo (25) do 1° Encontro Nacional de "Surge Capacity" do Programa Regional de Assistência aos Desastres no Brasil, em Brasília.
O chefe de Logística e Recursos Humanos do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCC) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel Romeu Neto, que é do Corpo de Bombeiros e está cedido para a SSP, e a chefe do Departamento de Logística, Patrimônio e Finanças do 1º Comando do Corpo de Bombeiros Militar do RS, capitão Janine da Luz, poderão compartilhar com outros 31 representantes do Brasil e de outros três países sobre as experiências vividas no Estado durante as duas enchentes.
— Esses eventos (chuvas de setembro e maio) não eram muitos comuns e, em menos de seis meses houve dois, um pior do que o outro. Essa troca de informações com órgãos internacionais ajuda na prevenção, nas respostas e na pós-resposta aos desastres — afirmou Romeu.
O programa é organizado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency International Development — Usaid, em inglês).
O encontro tem como objetivo reunir especialistas e profissionais das áreas de comunicação, finanças, avaliação de danos, geoprocessamento, tecnologias de informação, comando de incidentes e gestão de desastres.
Leia aqui outras colunas.