O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
Desde a desistência de Joe Biden na corrida eleitoral americana e o apoio de vários políticos americanos pelo nome da vice-presidente, Kamala Harris, na chapa democrata, os brasileiros não ficaram fora do principal assunto mundial e fizeram o que sabem fazer de melhor: memes.
Desde "excursões" saindo de São Paulo até o antigo jargão das últimas eleições brasileiras com o "vira voto", a internet sofreu uma enxurrada de brincadeiras e piadas sobre as eleições dos Estados Unidos.
Em uma das publicações, uma excursão saía da Praça da Sé, no Centro de São Paulo, tinha uma parada no Acre e seguia percurso até a Casa Branca. E ainda lembrava: "Não esqueça do título de eleitor". Outra viagem parte da Praça Tiradentes e custa R$ 1,7 mil.
Outro meme que rendeu comentários nas redes sociais foi sobre a fala da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) em que ela escreveu em seu X, atingo Twitter: “Não devemos titubear em eleger a primeira mulher presidente dos EUA”.
O Instagram O Parcial, um perfil que faz piadas sobre Vitória (ES), mostrou um mapa fake de cidades do Espírito Santo com possíveis intenções de votos.
A mesma piada foi feita com cidades da região metropolitana de Recife (PE).
Ainda nas eleições presidenciais de 2022 no Brasil um termo tomou conta das redes sociais e inclusive de famoso, o chamado "vira voto", que consistia em convencer eleitores a trocarem a sua intenção de quem iria votar. A campanha foi estendida pelos brasileiros à Kamala Harris.
O nordeste é uma região do Brasil que costumeiramente define o candidato a presidência. Com essa analogia, a região também foi situada para ajudar na campanha de Harris.
Leia aqui outras colunas.