O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) está prestes a inaugurar o Centro de Oncologia da instituição. A expectativa é de que o ato ocorra entre julho e agosto. Apesar de parte da unidade já estar em uso — com quatro andares em funcionamento — e outra nos acabamentos, a intenção é realizar um ato oficial de inauguração, contando com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente Lula.
Na semana passada foi concluído o processo de dação do terreno — que fica entre as rua Francisco Trein com a Umbu, no bairro Cristo Redentor — entre a prefeitura e a instituição, como forma de saldar débitos municipais entre abril de 2003 e 2005.
Localizado junto ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte de Porto Alegre, o espaço funcionará com atendimento 100% pelo SUS e terá mais de 14 mil metros quadrados, divididos em sete andares. O projeto arquitetônico foi elaborado em 2014, já a obra teve início em fevereiro de 2018 e sua conclusão agora em 2024. Ao todo, foram mais de R$ 143 milhões investidos.
A unidade possui espaço para atendimento de quimioterapia, radioterapia, internação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes oncológicos e hematológicos. Há também dois aceleradores lineares, um deles já adquirido pelo Ministério da Saúde para o GHC e em fase de montagem.
A instituição é referência em Oncologia e Hematologia no Sul do Brasil. De maio de 2023 a maio de 2024, por exemplo, foram realizadas mais de 70 mil consultas especializadas. Em média, a instituição realiza 4 mil cirurgias oncológicas por ano e 45 mil sessões de quimioterapia.