O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O prazo para a regularização do título eleitoral se encerra na próxima quarta-feira (8), e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) espera regularizar até semana que vem mais de 500 mil documentos em todo o Estado. Somente neste ano, o órgão já atualizou a situação eleitoral de 264 mil pessoas e, na avaliação do secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, a procura deve aumentar expressivamente nos próximos dias, já que conta com demanda represada.
Entre os serviços está a emissão de novos títulos, regularização do cadastro, biometria, alteração de nome, inclusão de nome social e de local, pagamento de multas. Os processos podem ser realizados de forma presencial ou virtual ou por meio do site ou chatbot, segundo Wobeto.
- Muitas vezes, o eleitor resolve pelo chat. Dependendo do caso, é encaminhado para a unidade do cartório eleitoral.
Os canais digitais são por meio do JEDigital ou pelo WhatsApp, por meio do número 51 2312-2015. Nesta quarta-feira (1º), que é feriado, os cartórios do Estado funcionarão normalmente.
Biometria e primeiro título
Uma preocupação de muitos eleitores é sobre a utilização da biometria para a votação. O secretário lembra que o processo ainda não é obrigatório para as eleições de 2024.
Jovens a partir de 16 anos também podem participar do pleito. Somente neste ano, o TRE-RS emitiu 57 mil primeiros títulos. Segundo Wobeto, o número ainda é baixo e representa apenas 0,63% de todo o quadro do Estado.