Publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União, portaria do Ministério da Defesa agiliza a ação das Forças Armadas no apoio às operações de resgate no Rio Grande do Sul. As três forças - Exército, Marinha e Aeronáutica - operam, neste momento, com 626 miliares. Os trabalhos foram iniciados na terça-feira (30). São utilizados, conforme o ministério, 12 embarcações, cinco helicópteros, 45 viaturas, além de equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal.
O documento publicado nesta sexta-feira (4) orienta que o comando operacional conjunto da Taquari II, como é chamada a operação, fica a cargo do general Hertz Pires do Nascimento, atual comandante do Comando Militar do Sul. As ações incluem resgate de pessoas ilhadas, distribuição de água, alimentos e donativos. Os militares atuam, ainda, na montagem de barracas para triagem de desabrigados e fornecimento de colchões.
Na quinta-feira (2), foi montado em Lajeado um hospital de campanha para auxiliar no socorro às vítimas. O módulo conta com enfermaria, 40 leitos, dois consultórios para atendimento e um para triagem.
Atualmente, os militares atuam em 19 municípios gaúchos. Até quinta-feira (2), haviam sido resgatadas cerca de 00 pessoas e realizadas 10 evacuações aeromédicas.