Às vésperas da Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas (COP28), o explorador e fotógrafo Marcio Pimenta lança um documento vívido sobre os impactos do aquecimento global no ambiente.
Desde janeiro 2018, ele vem viajando por toda a América do Sul pesquisando, testemunhando e registrando como o ser humano se relaciona com a Terra para explorar os recursos naturais e seus impactos na paisagem e nas gerações futuras.
Inicialmente, a busca estava impregnada da urgência das mudanças climáticas, buscando imagens que pudessem refletir o tema. No entanto, à medida que adentrava lugares remotos do continente, o fotógrafo baiano radicado em Porto Alegre encontrou com uma narrativa diferente: como estávamos alterando as paisagens para atender a nossas necessidades de energia, alimentos e água, e como essas mudanças estavam provocando transformações não apenas na natureza, mas também em nossa própria cultura.
O resultado desse trabalho de vários anos está no livro "O Homem e a Terra", que será lançado neste sábado (25), às 10h30min no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 - Três Figueiras, Porto Alegre). Haverá sessão de autógrafos e palestra com entrada gratuita.
O livro é extremamente atual, lançado dias antes do início da COP28, em Dubai. Pimenta já publicou trabalhos em várias partes do mundo, incluindo National Geographic, Rolling Stone, The Guardian, The Wall Street Journal, The New York Times e El País. Em 2016 e 2017 esteve no Iraque para cobrir a guerra contra o Estado Islâmico e o renascimento das mulheres yazidis. Esse trabalho resultou em seu primeiro livro de fotografias, publicado em 2020, "Yazidis”.