Um pedaço da palma da mão direita do Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, irá parar no Vaticano. O fragmento, que pesa cinco quilos e mede cerca de 40 centímetros, será abençoado pelo papa Francisco.
A pedra será entregue pela direção da Associação Amigos de Cristo Protetor em 30 de agosto, conforme carta enviada pela Prefeitura da Casa Pontifícia em 16 de junho e assinada pelo monsenhor Leonardo Sapienza.
Três pessoas integrantes da entidade irão à Roma, entre eles Robinson Gonzatti, vice-presidente da associação e que teve a ideia de retirar o fragmento antes da conclusão da obra. O objetivo inicial era realizar um leilão para ajudar a viabilizar a construção do Cristo. Mas não foi preciso. Após a bênção do Papa, a peça não deve mais ser leiloada.
- A ideia agora será rodá-la pelas catedrais do país, divulgando o Cristo Protetor. A pedra se encaixa certinha na mão direita do Cristo. Depois de viajar pelo nosso país, ela vai ficar exposta em nossa comunidade - afirma Robinson.
Para garantir a autenticidade do fragmento, a fragmento foi protocolada no Cartório de Registros do município. Com a obra, foi gasto até agora R$ 7,5 milhões - para finalizar os empreendimentos ao redor da estátua, onde estarão lojas, uma fonte, uma capela e sanitários, Robinson estima que serão gastos mais R$ 15 milhões.
A ideia é convidar Francisco a visitar o monumento em Encantado em uma eventual visita ao Brasil. O Pontífice foi convidado a vir ao país em viagem recente do presidente Lula ao Vaticano.
A estátua do Cristo Protetor tem 43,5 metros de altura (37 metros de estátua e seis metros de pedestal), além de 39 metros de envargadura. Fica no topo de um morro, de onde é possível ver a cidade de Encantado e outros municípios vizinhos. A entrega de empreendimentos no entorno está prevista para novembro.
O projeto do monumento começou a sair do papel em 2019, com a doação do terreno e a criação de uma associação.