Assessores no Palácio do Planalto já trabalham com a possibilidade de o embarque do presidente Lula para a China ser adiado novamente.
Inicialmente, a viagem estava prevista para começar no sábado (25). Mas, nesta sexta-feira (24), veio a público a informação de que Lula está com uma pneumonia leve. Uma nova avaliação será feita à tarde. Mas, como se sabe, mesmo que leve, a doença exige cuidados.
A viagem à China, mesmo em avião presidencial (o que evita escalas demoradas, espera em aeroportos e conexões), é longa. Dada a idade do presidente, que tem 77 anos, mantê-lo em ambiente pressurizado pode agravar o quadro.
Outro ponto: não foi divulgado ainda se Lula fez teste para covid-19 ou o seu resultado. Se estiver com o coronavírus, não entraria na China dadas as restrições das autoridades de saúde locais, que exigem, inclusive, a testagem e resultado no prazo máximo de 48 horas antes do embarque.
Além de tudo isso, a agenda da próxima semana seria cheia de compromissos em Pequim e Xangai. E, na volta, o presidente ainda pretendia passar pelos Emirados Árabes Unidos. Há quem já fale em reduzir o número de viagens do presidente ao Exterior após o roteiro na China.