O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu, nesta quarta-feira (25), com o colega uruguaio Luis Lacalle Pou. Ao final do encontro, em Montevidéu, o brasileiro falou sobre a necessidade de concluir o acordo entre Mercosul e União Europeia (UE) antes de negociar um acerto entre o bloco sul-americano e a China.
Diante da fala de Lacalle Pou, que afirmou que irá levar adiante as tratativas para um acordo de livre comércio com a China, Lula disse que é "justo" que um presidente pense, primeiramente, em seu país. Contudo, defendeu que antes seja fechado o acordo entre Mercosul e UE.
— É justo que o presidente pense primeiro em seu país. Mas é urgente e necessário que o Mercosul faça o acordo com a União Europeia — declarou.
Lula afirmou também ter dito a Lacalle Pou e aos seus ministros que irá intensificar as discussões a fim de se fechar um acordo único entre o país asiático e o Mercosul.
— Apesar de o Brasil ter a China como principal parceiro comercial, e que o Brasil tenha grande superávit, queremos sentar enquanto Mercosul e discutir com nossos amigos chineses um acordo.