
Preocupado com a situação das universidades e institutos federais gaúchos, paralisados pelo apagão de financiamento gerado pelos bloqueios orçamentários do governo federal, o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (8), em Brasília, com o coordenador do grupo técnico de Educação da transição, o também gaúcho José Henrique Paim, um dos cotados para o futuro ministério do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
— O quadro é gravíssimo e não é de agora. O financiamento do Ensino Superior público vem enfrentando dificuldades desde o início do governo Michel Temer — aponta Mainardi. — Mas agora a situação ficou ainda mais difícil, com o risco real de fechamento de atividades.
A reunião ocorreu no Hotel Meliá 21, onde Lula está hospedado na capital.
Uma das principais preocupações, segundo o deputado, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa da Unipampa (Universidade Federal do Pampa), está relacionada com as políticas de assistência aos estudantes carentes, cujo orçamento tem diminuído.
— A Unipampa está com níveis de evasão altíssimos. Isso está diretamente relacionado com a dificuldade que o aluno carente tem de se manter longe de casa — diz Mainardi.
Conforme o deputado, a ampliação e interiorização das vagas no Ensino Superior público no primeiro e segundo governos de Lula foram importantes para a educação brasileira e para a dinâmica de desenvolvimento de regiões periféricas. Ele cita Bagé e outras nove cidades da região da fronteira como exemplos de cenários antes e depois da criação da Unipampa.
Mainardi entende que aquela ampliação precisa, agora, ter continuidade com políticas públicas mais consistentes com vistas a garantir que os estudantes não desistam da formação. As universidades contam com programas de permanência, mas são insuficientes. Mainardi entregou a Henrique Paim, um dos cotados para comandar o Ministério da Educação do futuro governo Lula, um documento sugerindo que a equipe de transição dê atenção ao tema.
— Não é um problema exclusivo da Unipampa. Um programa bem estruturado para enfrentar esse problema vai beneficiar todas as universidades, Institutos Federais e Escolas Técnicas Federais instalados no interior brasileiro — diz Mainardi.
Paim prometeu absorver as demandas do documento no GT de educação e incluí-las ao relatório que será entregue na próxima semana ao presidente eleito.