Paulo Luz e Romildo Bolzan devem estar trabalhando em duas frentes com o mesmo grau de intensidade. O mais claro é acompanhar a preparação do time para a disputa da fase final da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Vale muito.
Vale afirmação para um clube copeiro. Vale taça. Vale dinheiro. É muito importante ganhar. Mas tem o lado ainda hermeticamente fechado da reformulação. Quando Renato diz que precisa ter 200 milhões para contratar, ele está dizendo que seu time não tem toda esta qualidade. Logo ele que sempre dizia confiar no seu grupo. Será que ele está querendo sair ?
Tem um farto e importante mercado querendo o seu trabalho. E os jogadores ? O jovem repórter Douglas Demoliner fez um incrível levantamento das contratações feitas pela direção gremista. Foram treze atletas, com custo aproximado de 40 milhões. De todos eles, só Diego Souza conseguiu índice importante de aprovação.
Significa dizer que existirá um trabalho de renovação muito importante do grupo. Mas este, por enquanto, é um assunto interno e precisando de muitas observações importantes para que os erros sejam os menores possíveis.
O Grêmio precisa voltar a olhar para a transição. É dela que saem, normalmente, as soluções mais importantes. Tem dinheiro no cofre, mas é preciso rever os conceitos de contratação de jogadores. Este ano, elas não foram boas. Mas como errar e acertar é inerente a qualquer trabalho humano, que os erros ajudem a ver melhores identificações para contratação de reforços.