Não foi sem dramaticidade, não foi sem sofrimento. O Caxias foi um digno vice-campeão, que ganhou o jogo deste domingo (30) e deu um sufoco no Grêmio. O tricampeonato tricolor foi merecido pela campanha. O que se pode dizer de negativo foi que perdeu três dos quatro jogos que teve contra o Caxias. Só que o time sobrou nos Gre-Nais e teve três vitórias, alijando o Inter dos jogos finais.
Num ano em que se duvidou de tudo, sem saber se teríamos o final do Campeonato Gaúcho, o futebol venceu. A sensibilidade dos dirigentes, os protocolos de saúde, foram exemplos notáveis de como a gente pode andar durante esta pandemia, que não sabemos quando termina.
Renato agora soma sete títulos como treinador do Grêmio. Uma marca invejável, mas que não basta. Renato acostumou os torcedores gremistas a ganhar mais. Foi ele quem devolveu a Copa do Brasil, depois a Libertadores. O treinador gremista deve ter tido uma noite com sonhos diferentes. Um seria o de festejar mais um título, outro é saber que o time não vem bem.
No Brasileirão acumula quatro empates, precisa construir vitórias. O sufoco que levou do Caxias pode ser explicado porque já se achava campeão. Acabou correndo sério risco de levar a decisão para os pênaltis e assustando seus torcedores. O Grêmio pode e precisa jogar mais.