Os acontecimentos de última hora caracterizam um verdadeiro desmanche do time do Grêmio. Claro que se deve festejar a convocação de Pedro Geromel para a Copa do Mundo, mas não se pode esquecer que ele ficará de fora de sete jogos.
Arthur, com lesão muscular, será desfalque por três semanas. Everton, pelo mesmo motivo, também ficará no Departamento Médico neste período. Renato está perdendo seu melhor defensor, seu melhor meio-campista e seu melhor atacante ao mesmo tempo.
São problemas consideráveis até mesmo para uma equipe que tem recursos importantes. Mas não é pelo excesso de atuações. Os gremistas ganharam o Gauchão e tiveram uma semana antes da estreia no Brasileirão. Os titulares foram poupados contra o Botafogo.
Depois, ganharam em uma terça-feira do Cerro Porteño, e voltaram ao campo no domingo, aplicando aquela grande goleada sobre o Santos por 5 a 1. Na quarta feira, equipe reserva contra o Goiás para preservar os jogadores para o Gre-Nal. O problema destas lesões musculares não está no número de jogos excessivos.
Esse desmanche do time do Grêmio preocupa. Renato perde três peças fundamentais em uma tacada só.