Um matagal abandonado à beira do Guaíba, no bairro Cristal, deve começar neste ano a se transformar em mais um trecho revitalizado da orla porto-alegrense. Provavelmente será o espaço de maior contato com a natureza entre todas as áreas que receberam obras até agora.
Situado entre a escolinha do Grêmio e o Iate Clube Guaíba, na Avenida Diário de Notícias (veja o mapa ao final do texto), o terreno de 320 metros de extensão foi cercado ontem por funcionários da prefeitura. Quem passa por ali de carro, ou mesmo a pé, só enxerga hoje uma vegetação disforme e descuidada – mas, atrás dela, estão duas simpáticas prainhas separadas pela foz do Arroio Cavalhada.
Quem vai bancar a revitalização é a Multiplan, empresa que administra o BarraShoppingSul e agora ergue um bairro planejado com 18 torres na região. Trata-se, portanto, de uma contrapartida que a empresa vai entregar ao município em troca da construção do empreendimento.
– Nossa intenção é valorizar e ressignificar aquela área à beira do Guaíba, que é muito bonita, mas hoje está fora do alcance da população – comenta Bruno Vanuzzi, diretor de Desenvolvimento Imobiliário da Multiplan.
Segundo ele, a empresa já concluiu o levantamento topográfico e o inventário cadastral da vegetação – agora, aguarda as diretrizes do governo para realizar o projeto arquitetônico. Germano Bremm, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, diz que os técnicos da prefeitura já iniciaram os trabalhos
– A tendência é de que aquele seja um espaço de contemplação, descanso e prática de esportes. Estamos pensando em um atracadouro também – adianta Germano.
O diferencial do local, sem dúvida, é a cara de praia do Interior: há uma faixa de areia com pedregulhos junto ao Guaíba, além de juncos e sarandis – arbustos que, no outono, ganham uma coloração entre o roxo e o laranja. Tanto a prefeitura quanto a Multiplan acreditam que as obras estarão prontas em 2022.