Bandeirinhas penduradas, doces, salgadinhos, suco e muita correria. A manhã desta quarta-feira (18) foi de festa para os alunos de primeiro ano da Escola Estadual Anne Frank, em Porto Alegre. Depois de dois anos com brinquedos quebrados, a pracinha aproveitada pelos pequenos no recreio estava finalmente funcionando outra vez.
A reativação do parquinho só se deu graças à ação voluntária do vendedor de churrasquinhos Waldo Dias, 52 anos, conhecido por recolher o lixo, regar as plantas e consertar tudo o que estraga na Praça Júlio Mesquita, em frente ao Gasômetro.
No final de março, Waldo recebeu da familiar de uma estudante o pedido para arrumar os balanços, gangorras escorregadores do colégio. Não teve dúvida: mobilizou alguns pais, contratou um auxiliar e começaram a lixar, pintar e trocar peças dos brinquedos quebrados. Com pallets fixados na parede, o grupo ainda criou uma horta, onde cada aluno será responsável por cuidar de uma muda de tempero até o final do ano.
Mãe das gêmeas Consuelo e Geraldine, de seis anos, a locutora Joana Ceccato se disse encantada com a disposição de Waldo para ajudar.
– É lindo, porque a ideia dele é estimular as pessoas a se mobilizarem para fazer outras boas ações, como uma corrente – conta.
Para Gizele Pinto Rodrigues, professora no Anne Frank há 21 anos, a festa era por voltar a ter um espaço onde seus alunos – incluindo os que ainda estão por vir – podem se divertir adequadamente.
– A felicidade deles é o que mais vale pra gente, ver essa alegria de quem sabe que quando vir pra escola vai ter um tempo pra brincar com os coleguinhas é algo gratificante.
Mesmo insistindo que a atenção do evento fosse toda dedicada aos pais e aos alunos, Waldo se demonstrou emocionado com a reação das crianças e projetou novos consertos ainda para 2018.
– Eu já recebi convite de mais uma escola, que devo atender em maio. Meu objetivo é ajudar uma escola por mês até o final do ano – relatou.