Começa a ganhar forma a cerimônia de inauguração do Memorial Luiz Carlos Prestes, marcada para o próximo dia 28, um sábado, no prédio projetado por Oscar Niemeyer na Avenida Beira-Rio.
Dilma Rousseff, Lula e Ciro Gomes foram convidados, mas quem terá verdadeiro destaque na solenidade serão Olívio Dutra e Vieira da Cunha — o primeiro, como prefeito do PT, sancionou a concessão da área do prédio, e o segundo, como vereador do PDT, apresentou na Câmara o projeto do memorial. Os ex-prefeitos José Fogaça (PMDB) e José Fortunati (PDT), que viabilizaram a obra, também serão aclamados.
— Esse ato estará acima de qualquer divergência política. O memorial é um equipamento público para a cidade usufruir. Não é só para nós, comunistas – diz o vice-presidente da Associação Memorial Luiz Carlos Prestes, Edson Santos.
A associação solicitou audiência com o prefeito Marchezan para convidá-lo pessoalmente. Secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse já confirmou presença no evento — que terá atrações musicais lembrando a trajetória do líder comunista.
Também serão chamadas para a cerimônia autoridades como o governador Sartori e os presidentes da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores.