Em uma das regiões mais pobres de Porto Alegre, as ruas vão se chamar Ariano Suassuna, Tarsila do Amaral, Clarice Lispector, Edgar Allan Poe, José Saramago, Claude Monet, Michelangelo, Salvador Dalí, Van Gogh, Cora Coralina, Aleijadinho, Di Cavalcanti, Leonardo da Vinci e Gabriel García Márquez.
A própria comunidade do Loteamento Jardim Vitória da Conquista, no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre, elegeu os homenageados. A escolha dos nomes ocorreu a partir de uma consulta liderada por Ronie Gomes, presidente da associação de moradores.
– Eu estava quebrando a cabeça para sugerir alguns nomes, aí meu filho viu o Leonardo da Vinci em um livrinho de pintura e disse "pai, por que tu não bota esse nome?" – conta o líder comunitário. – Achei ótimo. Fiz um levantamento na internet de figuras conhecidas e apresentei para os moradores. Foram várias reuniões e votações até chegar nos nomes.
Mais de Paulo Germano sobre Porto Alegre:
Governo gaúcho pode perder R$ 21,5 milhões para quatro museus
Clàudio Janta deve entregar posto de líder do governo Marchezan
Corte das isenções nas passagens: nisso o prefeito está certo
São cerca de 600 famílias vivendo no loteamento, que começou como ocupação ilegal em um terreno da prefeitura mas hoje está regularizado. Segundo Ronie, a maioria dos vizinhos sabe quem são os artistas e escritores homenageadas:
– As pessoas podem achar que na comunidade só tem pobre coitado, sem estudo, mas não. Tem muita gente culta aqui – garante ele. – Aliás, Porto Alegre é conhecida como uma das cidades mais cultas do país, mas não tem muita rua com nome de escritor e artista. Por isso, tivemos essa ideia.
Presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Cassio Trogildo (PTB) já encaminhou o projeto que batiza as ruas. Não é necessária votação em plenário: basta o texto ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) e na de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece).
– É verdade, Porto Alegre tem muita rua com nome de Estado, de político, de personalidade histórica, mas nunca privilegiou os artistas – diz o vereador Trogildo. – Esse é o meu primeiro projeto nomeando ruas, e fico feliz em poder ajudar.