A prefeitura decidiu manter em definitivo, no canteiro central da Avenida Borges de Medeiros, a iluminação de LED que há um ano substitui um conjunto de luminárias da década 1940. Retiradas para restauração, as luminárias históricas ainda devem retornar à Borges, mas nas calçadas laterais da avenida, onde hoje não há iluminação.
O antigo mobiliário, próprio do período eclético do Centro Histórico, combinava melhor com a arquitetura do Viaduto Otávio Rocha. Mas, conforme a Secretaria de Serviços Urbanos, os postes de LED seguirão no local por serem "mais seguros e mais potentes". De fato, a nova iluminação do viaduto aumenta a sensação de segurança e, por isso, vem sendo elogiada por comerciantes e moradores.
A restauração das 12 luminárias – seis conjuntos de duas – está "em fase final de levantamento de recursos", segundo a secretaria. Não há prazo para serem novamente instaladas. Tanta demora levou o Ministério Público a abrir um inquérito para apurar o destino das peças: no próximo dia 22, a promotora Ana Marchesan receberá representantes da prefeitura para avaliar a nova cara do canteiro central da Avenida Borges de Medeiros.