Voltou a tramitar na Câmara de Vereadores o projeto de lei que libera a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol da Capital.
O texto justificando a proposta, do vereador Clàudio Janta (SD), afirma que a violência "não está diretamente ligada" ao consumo de álcool e que seu projeto "toma por base os estudos do sociólogo Mauricio Murad".
Professor da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no Rio de Janeiro, Murad é uma das maiores autoridades do país em violência no futebol. Em entrevista à coluna, ele disse discordar do projeto de Janta.
Leia, abaixo, as entrevistas com o sociólogo e com o vereador.
Mais de Paulo Germano sobre Porto ALegre
VÍDEO: conheça Wall, a borracheira da zona sul de Porto Alegre
"Eu sentava e ficava só o admirando", diz vendedor que teve carrinho furtado
Prefeitura começa a cumprir meta de estender hosrários de postos de saúde
MAURICIO MURAD, SOCIÓLOGO
O que o senhor achou de ter sido citado por Clàudio Janta?
Ele não citou corretamente as minhas pesquisas, que mostram o contrário: embora o álcool não seja a única causa da violência no futebol, ele potencializa agressividades.
O senhor é contra a liberação nos estádios?
Claro. Todos os dados da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas mostram que liberar o álcool nos estádios é um retrocesso.
Que dados comprovam isso?
Foram feitas pesquisas em Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais. Em Pernambuco, ao se comparar o ano anterior à proibição do álcool com o ano posterior, percebeu-se uma queda de 63% nos atos de violência. Em São Paulo, a queda foi de 57% e, em Minas Gerais, de 45%.
Mas não é uma contradição continuarem vendendo bebidas no entorno dos estádios?
Sim, é uma hipocrisia, inclusive. Mas, se for para mexer em algo, que seja proibir a venda no entorno, e não liberá-la no interior.
***
CLÀUDIO JANTA, VEREADOR DE PORTO ALEGRE
O senhor cita Mauricio Murad em seu projeto, mas ele é contra.
Ah, acho que o pessoal interpretou errado, então. Eu tenho a ideia do projeto e passo para o corpo técnico fazer. Acho que foi a gurizada lá que foi atrás dos estudos dele.
Mauricio Murad diz que o álcool potencializa as agressividades. O senhor discorda?
Então também potencializa no entorno do estádio, nos shows, no Carnaval, em qualquer aglomeração. É uma hipocrisia vender nesses lugares e proibir nos estádios.
Em Estados onde o álcool foi proibido nos estádios, pesquisas mostram queda de até 63% na violência.
Mas pesquisa diz tanta coisa. Nas eleições, no dia a dia... O que vejo na TV não é isso. Vejo agressão nos estádios por confrontos que nada têm a ver com o álcool.
Agora as pesquisas não servem?
Quer proibir bebida, tem que radicalizar, proibir no entorno. E esse estudo, onde é que mostra a agressividade nos shows?