Conversa que tive com o amigo Iair Iugt, jovem argentino, nascido em Buenos Aires e hincha de Ríver, que viveu seis anos em Porto Alegre. Iair esteve por aqui de 2010 a dezembro de 2015, toda a adolescência. E agora, desde o início de 2016, mora em Rosario, na Argentina, com os pais. Apaixonado e estudioso do futebol, ele ingressou recentemente na faculdade de jornalismo esportivo da tradicional Tea Rosario e acompanha tudo, aqui e lá. Ele e toda a família são apaixonados por Porto Alegre. Como a família é amiga deste colunista de alma, coração e cérebro tricolores, pedi a opinião do Iair a respeito de Gastón "La Gata" Fernández, jogador que chega com a missão de manter a ótima qualidade do passe de um meio-campo acostumado a ser liderado pelo Douglas "Maestro Pifador". Sem mais delongas, como diziam antigamente, mando "saludos" para o Iair, o Pablo, a Karina e o Uri. E, aqui, reproduzo a minha despretensiosa conversa com o Iair em mensagens diretas pelo Twitter.
Oi, Iair! Qual tua opinião sobre o Gata Fernández? Pode ser o armador do meu time? É bom? Lembro dele + como atacante. Abração!
Oi Leo. La "Gata" pode atuar como meia ou como atacante. Na Universidad de Chile variava entre meia pelo lado direito num 4-2-2-2 ou como ponta esquerda num 4-3-3. Qualidade tem de sobra pra jogar como o armador do time. O problema é que ele prefere jogar sempre pela ponta. Mesmo que não tenha a velocidade de anos anteriores, continua sendo muito incisivo e ágil. No Estudiantes de 2016 foi o craque do time e o artilheiro. Na "U" não conseguiu repetir as boas atuações em sequência. Acho um bom reforço pro elenco com a temporada longa dos times brasileiros. Pode ser muito útil ao Grêmio tanto na parte experiência como motivacional. Poderia entrar claramente no 4-2-3-1 habitual do Grêmio.
A questão é q o Grêmio precisa de um armador com as características do Douglas, de passe longo. O Miller é excelente, mas ñ tem propriamente essa característica. É + de passe curto e movimentação.
Acho que o Miller nessa posição pode render tbm. Apoiando vindo de trás. La "Gata" tem qualidade no passe e boa movimentação. Vai depender muito do Renato em querer adaptar ele à posição, porque qualidade não falta.
Acho q ele foi contratado pra isso. E, pela idade (32), é + adequado jogar na armação, e ñ em posição q requer + explosão.
Pode ser. É um jogador versátil que se adapta bem às funções pedidas pelo técnico. Acho que num futuro próximo La "Gata" será o armador que o Grêmio busca pra substituir o Douglas.