Vejam só que curioso: os judeus têm, nos 13 anos, o bar-mitzvá e a maioridade religiosa. Logo, uma raríssima situação está ocorrendo neste 15 de Setembro (esta data deveria ser feriado mundial...): o senhor Yisrael Cristal, sobrevivente do Holocausto e hoje morador de Israel, está fazendo 100 anos dessa data.
Entenderam? 100 anos da maioridade religiosa!!!
Um século!
O senhor Yisrael tem 113 anos a partir de hoje (em Israel, já passavam poucos minutos da meia-noite do dia 15 quando escrevo este texto, às 18h45min do dia 14 no Brasil). Com ele, começam as comemorações do dia tricolor, lá em Israel.
É o homem mais idoso do mundo.
E é a personificação da imortalidade tricolor.
Percebam: ele nasceu JUNTO com o Grêmio, em 15 de setembro de 1903.
Tanto um quanto o outro fazem, nesta quinta-feira, 113 anos.
Parabéns, senhor Cristal!!! Parabéns, Tricolor Amado!!!
Há alguns meses, quando o senhor Cristal se tornou o homem mais idoso do mundo, com reconhecimento do Guinness, este colunista fez um texto contando a história maravilhosa. E o Grêmio, claro, enviou-lhe uma camiseta do clube.
Ao recebê-la na sua casa, em Tel-Aviv, ele se emocionou com a coincidência.
No livro mais recente deste colunista, "Viagem à alma tricolor em sete epopeias" (que fecha a trilogia com "Coligay - Tricolor e de todas as cores" e "Somos azuis, pretos e brancos"), a história do senhor Cristal é brevemente relatada.
Neste link, você pode ler o texto feito em 26 de fevereiro deste ano e conhecer toda a bela história do senhor Cristal, uma história de humanismo e superação.
Uma história maravilhosa.