Theresa May, a nova Dama de Ferro inglesa, segunda mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, não é assim tão parecida com a primeira ocupante do posto, Margaret Thatcher. Ao menos levando-se em conta este início de mandato, em que May tem entregue, em pequenas doses, mais informações pessoais. Numa recente entrevista a uma revista local, a The Windsor, Maidenhead and Ascot, a primeira-ministra abriu o jogo. Contou que, assim como Indiana Jones, tem medo de cobras e o que mais deplora numa pessoa é a presunção. Disse que se arrepende até hoje de não ter deixado a mãe ensiná-la a tocar piano.
O livro preferido de May é Orgulho e preconceito, de Jane Austen. A primeira-ministra acredita em vida após a morte e ela, que é filha de um vigário, lembrou que o dia mais feliz da sua vida foi o do seu casamento religioso.
May ainda confessou que odeia seu nariz e que adora manter flores naturais em casa.
***
A política, que tem se mostrado durona, derreteu-se pelo marido, declarando que ele "é o amor da minha vida". Também se comparou a uma "moderna Elizabeth I", que, assim como ela, foi uma mulher que venceu num ambiente masculino. Por fim, disse que o que a deixa deprimida é ver a vida das pessoas afetada pelas burocracias governamentais.
PRA INGLÊS VER
O ano letivo se inicia em setembro na Inglaterra. Por isso, a programação da cidade deixa um pouco de lado as crianças e se volta para os adultos. Confira minha seleção para este mês.
Totally Thames 2016
Durante todo o mês, às margens do Tâmisa, uma intensa programação cultural e esportiva está planejada em diversos pontos da cidade. A agenda inclui uma travessia de praticantes de stand up paddle. Uma grande escultura iluminada, da altura de um prédio de três andares, como se fosse uma lanterna, será instalada no meio do rio como um memorial às vítimas da Guerra da Coreia.
Meatopia
3 e 4 de setembro
Nesta cidade, há festivais para todos os tipos de comida. Este é dedicado aos adoradores de carne, aos que querem se atirar nas proteínas. Há música, programação noturna e 25 top chefs participantes. Entre eles, Francis Mallmann e Yotam Ottolenghi.
No Man's Land
8 de setembro a dezembro
Depois do sucesso em Nova York, os consagrados atores Ian McKellen e Patrick Stewart estarão em cena com o texto de Harold Pinter. Apesar da expectativa e da grande procura, os produtores garantem que cem ingressos por apresentação terão preços mais acessíveis (20 libras, aproximadamente R$ 100).
Carnaval em Hackney
11 de setembro
O Carnaval londrino mais famoso e de produção mais caprichada é o realizado no bairro de Notting Hill. Mas o de Hackney se apresenta como o mais descolado. O bairro da região leste da cidade é um dos locais da moda, com público de jovens famílias e moradores que trabalham na indústria criativa.
Royal Greenwich Tall Ships Festival
14 a 18 de setembro
É uma boa oportunidade para imaginar como o Rio Tâmisa era, em décadas passadas, quando o trânsito de grandes embarcações era intenso. Neste evento, dezenas de barcos atracam na região de Greenwich para visitação.
Open House London
17 e 18 de setembro
Nos dois dias, cerca de 700 prédios e casas privadas, normalmente sem acesso ao público, estarão abertos para visitação. O festival de arquitetura está em sua 24ª edição e neste ano foram acrescentados 200 novos locais. Para alguns dos prédios mais concorridos, é necessário fazer reserva com antecedência. Este mesmo evento ocorre em outras 30 capitais no mundo.
Festival de Design de Londres
17 a 25 de setembro
A cidade é tomada por uma centena de ciclos de palestras, exibições e festejos. Um dos pontos mais importantes é o Victoria and Albert Museum, que, neste ano, terá entre as atrações uma imensa escultura de 17 metros feita de cordas coloridas de silicone.