Uma leitora me escreveu esses dias: "Sempre leio a tua coluna e me pergunto como conseguir correr. Não preciso fazer maratonas, mas gostaria de correr além dos meus três minutos suportáveis". Respondi com algumas dicas de quem aprendeu na marra, mas foi uma oportunidade para pensar o quanto de paciência é preciso exercer quando se quer ir além dos tais três minutos. Não é fácil, mas possível.
Em um ensaio do escritor Aldous Huxley, o inglês diz que um dos prazeres mais inebriantes do homem é a velocidade. Tenho fobia de estar em qualquer veículo que me faça perceber que ultrapassamos os 100km/h. Mas sempre achei lindas as provas de atletismo e os 44km/h que Usain Bolt é capaz de alcançar. Mas voltemos a nossa condição de mortais.
Pesquisa ZH: dê sua opinião sobre nossa superedição de fim de semana
A verdade é que é preciso ter paciência para se chegar ao vício da velocidade (ou algo perto disso, mas ainda bem longe de Bolt). O que respondi para a querida leitora:
"Quando tentei começar a correr, achei que não conseguiria, porque eu já queria sair correndo por mais de 10 minutos. A verdade é que tu precisas começar aos pouquinhos. Se hoje tu corres três minutos, intercala com caminhada. Tira meia hora para correr três, andar dois. Devagarinho, aumenta o tempo de corrida e diminui o de caminhada. Também importante: nesse início, correr deve ser apenas um trote. Eu achava que tinha de ser rápido, por isso não aguentava muito tempo no início. Quando descobri que não precisava tirar o pai da forca, tudo ficou bem mais fácil".
Não esquecendo: ressalto aqui que essas são dicas iniciais e que ela me relatou que tinha feito exames antes de começar. Não se afobe, tenha paciência e peça ajuda de um profissional para ter certeza de que está no caminho certo.
Maratona de Porto Alegre
Já estão abertas as inscrições para a 33ª Maratona Internacional de Porto Alegre, que, neste ano, ocorre em 12 de junho. O prazo vai até 5 de junho ou quando atingir 7 mil participantes. Duas novidades para esta edição: não há mais a modalidade revezamento (e sim as opções individuais para 3km, 5km, 10km, 21,097km e 42,195km, além da corrida infantil) e a largada volta a ser na Avenida Augusto de Carvalho, junto ao Parque Harmonia. Só conferir no site do Corpa, em corpa.esp.br.